top of page

WETLANDS BLOG

Conteúdos e eventos relevantes sobre a tecnologia wetlands construídos

  • Foto do escritorEquipe Wetlands

Pesquisa aplicada aos Wetlands Construídos: ICWS-2016

Atualizado: 18 de nov. de 2019


wetlands pelo mundo, sistemas wetlands mundo, pesquisa wetlands, conferencia wetlands

INTERNATIONAL CONFERENCE ON WETLAND SYSTEMS FOR WATER POLLUTION CONTROL (ICWS-2016)

​​A Associação Internacional da Água (International Water Associaton – IWA) possui diversos grupos de especialistas sobre os principais temas no setor de saneamento e recursos hídricos. Um desses grupos é o de especialistas em Sistemas Wetlands para o Controle da Poluição da Água (Wetland Systems for Water Pollution Control).

A cada dois anos o grupo de especialistas em wetlands da IWA realiza uma conferência internacional com o objetivo de reunir pesquisadores e profissionais da área para a apresentação de seus trabalhos mais atuais. O evento é uma excelente oportunidade para se vislumbrar o estado da arte da tecnologia e suas tendências de desenvolvimento.

A 15ª edição da Conferência Internacional sobre Sistemas Wetlands (International Conference on Wetland Systems) ocorreu de 4 a 9 de setembro de 2016 em Gdansk - Polônia. O evento contou com 214 participantes de 41 países. Ocorreram 150 apresentações orais de trabalhos e 63 em formato de pôster. Ao todo, 608 autores publicaram seus nomes no congresso!


LOCAL DA CONFERÊNCIA

A conferência ocorreu na sede do histórico Solidariedade, sindicato polonês que lutou pelos direitos dos trabalhadores e mudança social na década de 1980, contribuindo para a queda do regime soviético.

TEMAS

Nesta edição os temas das sessões foram:


  1. Wetlands para agricultura

  2. Tratamento de drenagem urbana e extravasão de redes combinadas de esgotamento

  3. Efeito das plantas

  4. Otimização de projeto

  5. Wetlands para Tratamento de lodos

  6. Wetlands aeradas

  7. Ferramentas de projeto e guias de referência

  8. Colmatação e operação de wetlands

  9. Remoção de compostos biogênicos

  10. Tratamento de efluentes industriais

  11. Impacto ecológico da aplicação de wetlands

  12. Ciclo do enxofre

  13. Wetlands para reuso de efluentes

  14. Modelagem de wetlands

  15. Macrobial fuel cells

  16. Compostos orgânicos persistentes

  17. Gases estufa

  18. Poluentes emergentes

  19. Nitrogênio

  20. Controle de nutrientes

  21. Fósforo – remoção e mídias reativas

  22. Tratamento de efluentes da indústria alimentícia

  23. Remoção de herbicidas e pesticidas

  24. Estudos de caso

  25. Tratamento de efluentes municipais – experiências recente


PRINCIPAIS CONSIDERAÇÕES SOBRE O EVENTO

  • A aplicação dos wetlands construídos vem crescendo e se consolidando mundialmente

  • Pesquisas avançadas vêm desvendando os mecanismos de funcionamento

  • Cresce o interesse sobre a aplicação destes sistemas por parte da sociedade

  • Wetlands construídos vem sendo empregados com sucesso para tratamento de: - Esgotos brutos e/ou clarificados - Lodos orgânicos - Efluentes industriais - Remoção de nutrientes (N, P) e contaminantes traço (metais, fármacos, compostos orgânicos)

  • A seleção da vegetação para os wetland construídos deve ser alinhada com conhecimentos de botânica e agronomia para a máxima eficiência em produtividade e manejo.

  • A colmatação de leitos de escoamento horizontal é um processo inerente aos leitos. O que se deve fazer é buscar medidas para minimizar este processo ou prorrogá-lo ao máximo.

  • Wetlands verticais vêm sendo aprimorados para que os requisitos de área sejam ainda menores.

  • O tratamento de lodos orgânicos em wetlands construídos é uma solução econômica e ambientalmente vantajosa, em locais onde haja área disponível.

  • A modelagem matemática destes sistemas vem se desenvolvendo e despontando como uma ferramenta promissora nesta área.

MODELAGEM MATEMÁTICA DE WETLANDS CONSTRUÍDOS – HYDRUS: CWM1 E CW2D

Durante a conferência a equipe da empresa Wetlands Construídos participou do curso de dois dias sobre modelagem matemática de wetlands construídos utilizando os modelos biocinéticos CWM1 e CW2D incorporados à plataforma HYDRUS. O curso foi ministrado pelo Dr. Gunter Langergraber, da Universidade de Recursos Naturais e Ciências da Vida Aplicadas (BOKU) de Viena, que descreveu os dois modelos.

A modelagem matemática aplicada aos wetlands é uma ferramenta de ponta para a compreensão dos fenômenos e processos que ocorrem nos reatores pra tratamento de diversas águas. À medida que o uso a tecnologia se desenvolve, este tipo de ferramenta será muito útil para auxiliar no dimensionamento de estações de tratamento de efluentes e também desvendar processos em sistemas já em operação.

As necessidades para aplicação de modelos podem ser resumidas em (Meyer et al., 2015):


  1. Descrição de fenômenos ocorrendo nos wetlands (hidrodinâmica, adsorção, transferência de O2).

  2. Ferramenta de comparação entre sistemas similares e seus comportamentos sob diferentes condições (efeitos das condições de carregamento, espécies de plantas, sazonalidade, etc.).

  3. Predição de desempenho em um dado sistema (desenvolvimento de ferramentas de projeto e recomendações).

  4. Resposta a perguntas “e se?” (sob cargas mais baixas ou mais altas, etc.).

  5. Realização de controle do sistema (especialmente no caso de intensificação como o uso de aeração ou recirculação).

MEYER, D.; CHAZARENC, F.; CLAVEAU-MALLET, D.; DITTMER, U.; FORQUET, N.; MOLLE, P.; MORVANNOU, A.; PÁLFY, T.; PETITJEAN, A.; RIZZO, A.; CAMPÀ, R. S.; SCHOLZ, M.; SORIC, A.; LANGERGRABER, G. Modelling constructed wetlands: Scopes and aims – a comparative review. Ecological Engineering, 80, p 205-213, 2015.

CENTRO HELMHOLTZ PARA PESQUISAS AMBIENTAIS – UFZ

Localizado em Leipzig – Alemanha, o UFZ é um dos principais centros no mundo para pesquisas ambientais possuindo elevado reconhecimento social. Sua atuação demonstra caminhões através dos quais é possível o uso sustentável dos recursos naturais para o benefício mutuo da humanidade e meio ambiente.

Dentre os vários departamentos do UFZ, o Departamento de Biotecnologia Ambiental possui pesquisas aplicadas sobre sistemas wetlands construídos. Coordenadas pelo grupo de pesquisa sobre Processos Microbianos na Rizosfera de Sistemas Wetlands Construídos, os temas desenvolvidos são:

  1. Determinação do destino de fármacos e outros compostos orgânicos recalcitrantes em sistemas plantados

  2. Isolamento de bactérias capazes de degradar certos fármacos (ibuprofeno, diclofenaco, sulfametoxazol)

  3. Efeito das flutuações nas condições e liberação de exsudatos radiculares na expressão destes genes catabólicos em sistemas plantados

  4. Mecanismos adaptativos de microrganismos relevantes aos processos para mudança de condições ambientais

O UFZ conta com laboratórios e equipamentos altamente sofisticados para a condução de suas pesquisas. O laboratório chamado “Phytotechnikum” é um espaço dedicado às pesquisas sobre wetlands construídos em laboratório. Localizado no terraço de um dos prédios, está montda uma estufa automatizada contendo diversos reatores do tipo PFR (Planted Fixed Bed Reactors) empregados para a descrição de processos de conversão de poluentes em wetlands construídos.

A Estação Ecotecnológica de pesquisas em Langenreichenbach – Alemanha - possui 15 unidades em escala piloto de wetlands construídos em diversas configurações. Os sistemas variam em termos de direção de escoamento, saturação do meio suporte, tipo de meio suporte, regime de carregamento, e mecanismo de aeração, além de unidades controle para avaliação da importância da vegetação nos processos de tratamento.

229 visualizações0 comentário
bottom of page