UGL Wetlands Pará de Minas | Lodos de ETE

Gestão sustentável de lodos de ETE existente usando a tecnologia wetlands.

Gestão sustentável de lodos de ETE existente usando a tecnologia wetlands.

Uma das aplicações mais notáveis da tecnologia dos sistemas wetlands é o tratamento de lodos biológicos gerados em estações de tratamento de efluentes sanitários. No projeto em questão a empresa wetlands desenvolveu a engenharia conceitual e detalhada para implantação de Unidade de Gerenciamento de Lodos utilizando a tecnologia wetlands (UGL Wetlands) para tratar (desaguar, estabilizar, mineralizar e higienizar) lodos provenientes de reatores UASB e de decantadores secundários (após filtros biológicos percoladores).

O sistema foi projetado para substituir bags de desaguamento de lodo e toda a logística de transporte e destinação em aterro, gerando expressivas economias na operação da ETE (OPEX), além de outros benefícios, como: simplicidade operacional, garantia de maior estabilidade de desempenho da ETE pela melhoria na gestão de lodos, redução de riscos de corresponsabilidade na destinação dos lodos, independência de produtos químicos e de estruturas para adensamento e desaguamento de lodos , redução da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), entre outros.

O projeto contemplou a automação das válvulas de rodízio entre os leitos, garantindo a possibilidade de operação remota das estruturas, tornando ainda mais simples a operação.

Para saber mais sobre a aplicação dos wetlands para tratamento de lodos (UGL Wetlands) acesse abaixo o post do nosso blog:
https://www.wetlands.com.br/post/reduza-o-custo-do-m-cubico-tratado-em-ete-para-ate-100-mil-habitantes

Indicadores técnicos

620,5

t/SST.ano

6.762

Área (m²)

2018

Início da operação / data projeto

Galeria de fotos