Wetlands mineração | Pesquisa aplicada para estudo de remoção passiva de metais

Wetlands em escala de demonstração para análise de tratabilidade

Wetlands em escala de demonstração para análise de tratabilidade

Uma das análises a serem feitas no tratamento de águas complexas, seja da mineração ou da indústria, está relacionada ao estudo das rotas de remoção dos poluentes alvo para subsidiar a escolha entre rotas ativas e passivas de tratamento.

A complexidade das águas de mineração (presença de metais, pH fora da faixa de neutralidade, elevado teor de matéria orgânica, excesso de compostos inorgânicos, etc.), exigem sempre avaliações mais detalhadas para definição das rotas de remoção ideais e dos critérios de dimensionamento para os processos de tratamento.

Porém, uma das características quase sempre observadas nestas águas é a alta concentração de metais e outros elementos inorgânicos. A partir do elemento alvo é possível estabelecer, preliminarmente, se a tipologia de água poderá ser tratada por vias ATIVAS, PASSIVAS e/ou COMBINADAS.

Conhecidas as características das águas, e as rotas de remoção (AERÓBIA/ANAERÓBIA) a Empresa Wetlands Construídos projeta, executa e monitora ensaios de bancada e/ou projetos piloto para reproduzir, em condições controladas, as configurações demandadas para um provável sistema em escala plena, testando materiais reativos, configurações de reatores e parâmetros operacionais.

Os ensaios de tratabilidade podem ser feitos in site ou off site, com águas reais ou sintéticas (reproduzindo as características da água esperada) conforme as possibilidades e necessidades especificas de cada contexto.

No projeto em questão a empresa Wetlands Construídos desenvolveu toda a engenharia conceitual e detalhada para execução de um sistema piloto, realizando o Acompanhamento Técnico das Obras (ATO) de implantação e a Operação Assistida do sistema, realizando a interpretação de resultados e ajustes construtivos e operacionais para otimização da unidade de tratamento.

Indicadores técnicos

75

m³/dia

300

Área (m²)

2020

Início da operação / data projeto

Galeria de fotos