Consultoria | Intervenção para aumento de desempenho de ETE

Diagnóstico e plano de ação para retomada de desempenho em ETE compacta por lodos ativados aeração prolongada.

Diagnóstico e plano de ação para retomada de desempenho em ETE compacta por lodos ativados aeração prolongada.

A Wetlands Construídos também oferece como serviço a elaboração de diagnósticos e consultorias técnicas em ETE existentes com objetivo de aumentar eficiência e/ou diagnosticar falhas de processo e/ou operacionais. No estudo em questão, a empresa foi responsável pelo diagnóstico, plano de ação/intervenções e treinamento para aumentar o desempenho de ETE compacta (existente) para tratamento de efluentes sanitários de prédio administrativo de uma unidade minerária. A estação, composta por reatores de lodos ativados aeração prolongada e polimento com tratamento físico-químico, estava apresentando baixas eficiências de remoção de carga orgânica (inferior a 60%), insuficientes para atendimento da legislação e bem aquém das eficiência de projeto.

A empresa realizou então detalhado diagnóstico técnico e operacional com as seguintes investigações:
- Avaliação das vazões e cargas afluentes ao sistema de tratamento;
- Avaliação dos dados existentes do monitoramento do sistema de tratamento;
- Avaliação da relação A/M do processo biológico;
- Determinação do IVL do lodo ativado;
- Análise da microbiologia do lodo;
- Avaliação geral dos equipamentos e processos;
- Verificação da conformidade entre projeto da ETE e estruturas implantadas/em operação;
- Checagem entre parâmetros operacionais de projeto e vigentes nas estruturas existentes;
- Checagem das rotinas de manutenção correntes;
- Verificação da programação do sistema de automação e ciclos operacionais da ETE em questão;

Após o diagnóstico foram realizadas as revisões das rotinas de operação, ajuste dos parâmetros de automação da ETE e o treinamento da equipe operacional, acompanhado de operação assistida até a retomada de desempenho da ETE.

As intervenções foram efetivas e a ETE voltou a alcançar as eficiências de projeto (superiores a 95% para remoção de carga orgânica).

Um dos estudos técnicos solicitados pelo cliente, para composição do diagnóstico, consistiu na análise microbiológica dos lodos, conforme imagem de capa do projeto. Por essa análise foi possível perceber
a biodiversidade pobre da microfauna, com o predomínio de ciliados pedunculados e rizópodes, sem presença de bactérias filamentosas, baixa concentração de ciliados livres e flagelados, características de um lodo com más condições de tratabilidade e baixo potencial de nitrificação. Uma das causas para essa característica de lodo com má tratabilidade está possivelmente associada a elevadas concentrações de oxigênio dissolvido e baixa concentração de DBO. Foi exatamente um dos pontos observados nas investigações de campo, para justificar o baixo desempenho da ETE.

Indicadores técnicos

98

m³/dia

-

Área (m²)

2017

Início da operação / data projeto

Galeria de fotos