Wetlands Mineração | Reúso de água de beneficiamento mineral

Tratamento de água de beneficiamento mineral para reúso industrial.

Tratamento de água de beneficiamento mineral para reúso industrial.

Esta estrutura, para tratamento de águas de águas de beneficiamento mineral, faz parte de um complexo de sistemas wetlands para gestão completa de águas influenciadas pela mineração. O objetivo deste sistema é remover reagentes de processo e metais para garantia dos padrões de recirculação de 100% dos efluentes tratados.

Diferentemente de sistemas wetlands para tratamento de efluentes orgânicos, os wetlands para tratamento de águas inorgânicas de mineração apresentam arranjo e composição dos leitos totalmente particularizados e condicionados à assinatura geoquímica das águas a serem tratadas. Neste tipo de sistemas é comum se utilizar mídias reativas e componentes orgânicos na estratificação do leito. Outro ponto de destaque nesta tipologia de projeto, é o uso dos wetlands superficiais rasos como zonas aeróbias de tratamento, não convencionais para tratamento de efluentes sanitários, por exemplo.

Para garantia de segurança, previsibilidade e controle operacional aos wetlands, foi implantado sofisticado conjunto de instrumentação composto por sondas multiparamétricas, instaladas ao longo do sistema, e medidores de vazão, na entrada e na saída, com geração de dados online em tempo real.

A empresa Wetlands Construídos foi responsável pela engenharia completa (dos ensaios em escala piloto, passando pelo projeto conceitual até o projeto detalhado de todas as disciplinas), pelo Acompanhamento Técnico das Obras e pela Operação Assistida junto ao cliente final.

Indicadores técnicos

22.066,56

m³/dia

35.410

Área (m²)

2021

Início da operação / data projeto

Galeria de fotos