UGL Wetlands | SAAE Itabirito

Exemplo de gestão sustentável de lodos de ETE premiado pela SEMAD/MG

Exemplo de gestão sustentável de lodos de ETE premiado pela SEMAD/MG

O projeto "UGL Wetlands: Tratamento de lodo de esgoto usando a tecnologia wetlands construídos visando economia circular e redução de custos operacionais" compreende a implantação, operação e monitoramento de uma Unidade de Gerenciamento de Lodos (UGL) por wetlands construídos, em escala de demonstração, no município de Itabirito (MG). A partir de uma parceria entre a empresa Wetlands Construídos e o Serviço de Água e Esgoto de Itabirito (SAAE Itabirito), a execução deste projeto objetiva, a partir da disseminação do conhecimento e uso desta tecnologia em escala de campo, contribuir para a universalização do saneamento de forma sustentável, uma vez que o gerenciamento da fase sólida, especialmente dos lodos, é fator determinante para o sucesso das operações das Estações de Tratamento de Esgotos (ETE) e representam quase 60% dos custos operacionais.

A Unidade de Gerenciamento de Lodos por wetlands construídos (UGL Wetlands) de Itabirito foi premiado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, em 2021, com o Prêmio de Boas Práticas na categoria esgoto sanitário. O sistema em escala de demonstração é um exemplo de como a gestão de lodos pode ser realizada de forma mais simples, segura e econômica, além de totalmente alinhada aos conceitos de economia circular e economia de baixo carbono.

O lodo tratado na UGL ao final de ciclos operacionais de 2 a 10 anos atende à resolução CONAMA 498/20 e instruções normativas 25/2009 E 27/2006 MAPA para disposição agrícola de lodo. A UGL Wetlands Itabirito foi projetada e implantada em 2017/2018 e mantém-se operando desde então. Atividades desenvolvidas, e ainda em desenvolvimento, incluem o monitoramento ambiental do sistema, visitas guiadas, produção de artigos técnicos e acadêmicos, realização de pesquisa em campo, dentre outras.

Para saber mais sobre este projeto, clique no botão abaixo e veja o vídeo de apresentação.

Indicadores ETE Administrativa + ETE Operacional

17.022,00

Kg/SST.ano

82

Área (m²)

2017

Início da operação

Galeria de fotos