Consultoria | Diagnóstico Operacional em na ETE Morro do Ferro (SAAE Oliveira - MG)

Consultoria para Diagnóstico Operacional em ETE Municipal

Consultoria para Diagnóstico Operacional em ETE Municipal

Nesse projeto a empresa Wetlands Construídos foi contratada pelo SAAE de Oliveira-MG para realizar um diagnóstico operacional na ETE do distrito de Morro do Ferro. A ETE consiste em reatores pré-fabricados modulares empregando o arranjo UASB+Filtro Biológico Anaeróbio.

Os serviços consistiram em investigações do arranjo tecnológico implantado buscando eventuais problemas construtivos e operacionais que levassem à baixa eficiência da ETE. Foram verificados todos os parâmetros de dimensionamento com base nas condições operacionais reais. Apesar de ser um processo pouco eficiente por natureza, foram identificados desvios que reduziam ainda mais a eficiência da ETE. Dentre eles, observou-se a inexistência de estrutura para descarte de lodo, inexistência de estruturas de queima do biogás, má qualidade na fabricação dos separadores trifásicos, dentre outros.

As ações recomendadas pela equipe da Wetlands Construídos foram implementadas pelo SAAE de Oliveira, o que permitiu a melhoria da eficiência da ETE Morro do Ferro.

Indicadores técnicos

500

m³/dia

1000

Área (m²)

2020

Início da operação / data projeto

Galeria de fotos