Wetlands Mineração | Remoção de ferro, manganês e sulfato

Controle de Drenagem Ácida (DAM) e remoção de ferro, manganês e sulfato em águas de drenagem de mina desativada

Controle de Drenagem Ácida (DAM) e remoção de ferro, manganês e sulfato em águas de drenagem de mina desativada

Em parceria com a empresa GEOENVIRON a Wetlands Construídos realizou o retrofit de sistema passivo de tratamento águas de drenagem de mina subterrânea desativada, com o objetivo de atender aos padrões de enquadramento de águas (CONAMA 357) tendo como alvo ph (média de 3,00), ferro (concentrações médias de 65 mg/L), manganês (média de 1,24 mg/L) e sulfato (concentrações médias de 526mg/L).

O arranjo do sistema atende às particularidades da assinatura geoquímica das águas, sendo uma combinação de várias operações unitárias, sequenciadas de acordo com a rota de remoção de cada parâmetro alvo.

Para esta tipologia de águas, quando ocorre o fenômeno de Drenagem Ácida de Mina (DAM), um dos maiores desafios é a alta mobilidade dos metais em ambiente com pH muito baixo (no caso em questão variando entre 2 e 3). Por essa razão todo o arranjo do sistema foi projetado de modo a criar ambiente geoquímico, ajustando padrões de pH e potencial redox, para garantir a precipitação dos metais alvo.

Todo o sistema opera de forma passiva, sem dosagem continuada de produtos químicos, sem uso de energia elétrica, com baixo risco de vandalismo e baixíssima intensidade e custo operacional. Por se tratar de uma mina desativada, sem atividades industriais ativas, estas vantagens se tornam imprescindíveis ao sucesso do projeto e constituíram a base de toda a engenharia de concepção,

Indicadores técnicos

190

m³/dia

911

Área (m²)

2020

Início da operação / data projeto

Galeria de fotos