Wetlands Mineração | NARP

Tratamento de águas de mineração: conjunto de sistemas wetlands único e um dos maiores do planeta.

Tratamento de águas de mineração: conjunto de sistemas wetlands único e um dos maiores do planeta.

Conjunto composto por 5 sistemas wetlands construídos responsáveis pelo tratamento e polimento de todas as águas e efluentes gerados no complexo minerário (localizado no norte do Brasil). Cada sistema trata determinada tipologia e/ou mistura de água, distribuídas em 4 categorias: águas de escoamento superficial e do dreno de fundo de pilhas de rejeito e de estéril, águas de escoamento superficial de pátios industriais, vias e áreas administrativas além de águas de rebaixamento de mina e de beneficiamento mineral. Os sistemas totalizam uma área de mais de 90.000 m², conformando um dos maiores cases de wetlands do mundo.

O objetivo alvo dos sistemas wetlands, em linhas gerais, é a remoção de turbidez, remoção de metais e controle de Drenagem Ácida.

As soluções projetadas funcionam de forma passiva, com baixos custos e intensidade de operação e manutenção, com resistência a grandes flutuações de vazão, além de terem longevidade para operação após o descomissionamento da planta. Aliado a tudo isso, os wetlands prestam vários serviços ambientais.

Todos os 5 sistemas são contemplados por monitoramento remoto, em tempo real, por sondas mulitiparamétricas e medidores automáticos de vazão.

Este projeto foi desenvolvido pela empresa Wetlands Construídos desde a escala piloto (sistemas em mesocosmo) até o projeto executivo e o acompanhamento das obras de implantação. Atualmente, a Wetlands Construídos oferece suporte técnico para a operação desse grande complexo de tratamento de águas de mineração.

Saiba mais sobre como ter um case como esse, clicando no botão abaixo!

Indicadores ETE Administrativa + ETE Operacional

66.436,41

m³/dia

90.904,45

Área (m²)

2021

Início da operação

Galeria de fotos