ETE Wetlands Piloto | MCPM

Sistema wetlands construídos, em escala de demonstração, para tratamento de efluentes sanitários, com foco na remoção de surfactantes.

Sistema wetlands construídos, em escala de demonstração, para tratamento de efluentes sanitários, com foco na remoção de surfactantes.

A unidade piloto, por wetlands construídos, foi implatada ao lado da ETE existente (lagoas - Sistema Australiano), para receber, por bombeamento, fração do esgoto bruto. O sistema foi projetado para vazão de 480 L/dia, equivalente a 10 funcionários, aproximadamente.

O objetivo do sistema é demonstrar o desempenho da tecnologia wetlands construídos para a redução dos principais parâmetros indicadores de tratamento de efluentes (DBO, DQO, SST, NH4+, Ptot,), com especial interesse para a remoção de surfactantes (ABS ou LAS).

Em período intensivo de monitoramento, ao longo de 9 meses de operação, o sistema alcançou eficiências médias de remoção de 93% para BDO, 92% para DQO e 88% para surfactantes, atendendo com folga os limites para lançamento em corpo receptor classe II.

O sistema piloto é composto por três unidades de wetlands de escoamento vertical mais seis unidades de wetlands de escoamento horizontal, essa configuração é conhecida como Sistema Híbrido e apresenta elevadas eficiências de remoção de poluentes. Foram testadas no sistema diversas espécies vegetais.

Saiba mais sobre como ter um case como esse, clicando no botão abaixo!

Indicadores ETE Administrativa + ETE Operacional

0,450

m³/dia

9

Área (m²)

2016

Início da operação

Galeria de fotos