ETE Wetlands | ECDA

Sistema wetlands para tratamento de efluentes sanitários e geração de água de reúso, premiado pela SEMAD/MG em 2018.

Sistema wetlands para tratamento de efluentes sanitários e geração de água de reúso, premiado pela SEMAD/MG em 2018.

ETE Wetlands para tratamento de efluentes sanitários, dos prédios administrativos de complexo minerário, com reúso do efluente tratado na irrigação de áreas ajardinadas. O sistema foi projetado para vazão de até 40m³/dia, equivalente a 800 funcionários, e está localizado em Nova Lima, MG.

O arranjo do sistema consiste em fossa séptica, seguida por wetlands horizontais de duplo estágio e sistema de desinfeção por cloração. O efluente tratado segue para lago ornamental, que funciona como tanque de armazenamento para irrigação.

Durante todo o primeiro ano de operação, o sistema garantiu eficiências de remoção de DBO acima de 93%, atendendo a todos os demais indicadores de reúso (padrão interno da mineradora) para irrigação dos jardins de entorno.

Para além da garantia da satisfatória performance do sistema, o projeto objetivou a implantação de ideias sustentáveis por meio da integralização socioambiental. O sistema wetlands foi harmonizado paisagisticamente a uma Ecopraça, um espaço de educação ambiental e descanso, de uso privativo, destinado aos funcionários da mineradora. Toda a arquitetura foi estruturada de forma a retratar conceitos de sustentabilidade. Os resíduos das operações da empresa foram utilizados como materiais para a ornamentação e paisagismo do sistema e da Ecopraça: dormentes de estradas ferroviárias da mineradora (pontes e pisos); bloquete feito com rejeitos de barragem (pisos); expurgo de minério (borda dos leitos).

O projeto, ganhou o Prêmio de Boas Práticas Ambientais “Águas Gerais” do Governo de Minas Gerais em 2018.

Saiba mais sobre como ter um case como esse, clicando no botão abaixo!

Indicadores ETE Administrativa + ETE Operacional

40,00

m³/dia

510

Área (m²)

2018

Início da operação

Galeria de fotos